Quando a hipnose é útil

Um dos males do século que aflige 90% da humanidade é a preocupação. Ela está em todo lugar, nas residências, nas empresas, nas ruas, nos gabinetes. É certo que ninguém vive sem problema. Pesquisas comprovam que problemas geram preocupação que gera tensão que gera ansiedade. Ansiedades acumuladas, conflitos emocionais permanentes e problemas não resolvidos podem causar depressão. Pessoa deprimida é aquela que perdeu esperanças e acha que nada pode resolver seu caso. Considera tudo acabado e perdido. Ao chegar neste estágio é imperioso procurar ajuda, mesmo porque atualmente existem valiosos recursos e alternativas terapêuticas para todo gosto e necessidade. A hipnose pode se uma das ferramentas úteis, com resultados rápidos e duradouros.

A vida nos oferece inúmeras surpresas. Não adianta fugir da realidade e dos problemas. Revoltar-se, reclamar nada resolve. O insucesso no trabalho, mal desempenho profissional ou mesmo afetivo podem consumir preciosas energias. Indivíduos mal sucedidos fora de casa podem compensar sua insatisfação com atitudes que extravasam raiva e ódio nos filhos que nada tem a haver com isso. Alguns entram nas drogas ou embebedam-se para esquecer seus infortúnios, outros se fecham, curtindo suas dores sozinhos, sem ninguém para os apoiar. E como fica a autoestima? Em todas as situações a terapia por hipnose pode trazer extraordinários benefícios, libertando e minimizando sofrimentos.

Todo mundo sabe mas não tem consciência de que nascemos sós e ninguém vai morrer conosco. Embora rodeados de parentes e amigos temos nossa vida íntima, privativa. Ninguém supre nossas necessidades básicas, estudar, alimentar, vestir. Ninguém sofre os mesmos dissabores no mesmo grau de intensidade que nós próprios. Ninguém se alegra com a mesma intensidade. Estudiosos, espiritualistas e terapeutas não se cansam de afirmar que "céu e inferno estão dentro de nós". Somos nós os responsáveis pela nossa felicidade ou infelicidade.

Há pessoas de todo gênero, negativas e otimistas, fracassadas ou vitoriosas O negativo está sempre preocupado com alguma coisa de ruim que está por acontecer. Veja o que diz o poeta:

Você se julga pobre e incapaz
Tem de si conceito tão errado
Considera-se infeliz, sempre atrás
Conduz-se como desesperado.

A vida é o resultado do pensar
Você sempre é o que pensa ser
E como pensa vive a lamentar
Daquilo que ainda vai acontecer.

Geralmente não acontece nada.
Por que sofrer por antecipação?
Ao prever vida tão conturbada,
Decreta a própria condenação.

Isto mesmo. Geralmente não acontece nada e as energias vão por água abaixo. Há pessoas que têm medo de tudo e existe até um nome pomposo para definir esta situação: "síndrome do pânico" que ataca sem dó nem piedade. O perigo ronda por toda parte. Colocar o pé fora de casa é um martírio. Vemos que neste caso também rodopia o círculo vicioso: medo que gera preocupação, que gera tensão, que gera ansiedade caindo na depressão. Fala e pensa perigo, como se tudo fosse escuro, embora o sol brilhe lá fora. Há quem disse que o mal não merece comentário em lugar algum. A hipnose é ótimo remédio para casos semelhantes.

Talvez o problema esteja na perda de pessoa muito querida, numa decepção amorosa, numa traição. Talvez esteja na condição de vítima de injustiça, numa perda financeira irreparável. A hipnose acalma, reconforta, alivia e otimiza resultados rápidos.
E a questão da auto estima? Há pessoas que se sentem a pior das criaturas. a mais infeliz no mundo. O que dizer do rancoroso? Prefere a gastrite, indigestão, ou até tumor a reconciliar-se com a pessoa próxima, talvez a pedra no sapato. A terapia por hipnose reverte o estado pessimista e aumenta o astral, o bom humor e otimismo.

Existem inúmeros distúrbios como insônia, complexos, traumas, inibição, complexos vários, impotência, frigidez, etc. Muitos buscam refúgio nas drogas, no álcool. Os consultórios médicos vivem abarrotados de pessoas problemáticas que buscam lenitivo nos remédios como se felicidade pudesse ser comprada. Nesta tentativa, nunca se vendeu tantos antidepressivos e calmantes como nos dias atuais. Sob o efeito da droga adquirem serenidade momentânea, para logo ou criar dependência o que só traz desvantagens ou continuar no mesmismo de sempre. Os sintomas podem reaparecer mascarados, transformados, metamorfoseados. Hipnose não usa drogas, apenas atua no subconsciente proporcionando sono profundo e reparador.

Em todas as circunstâncias infelizes, pode haver uma saída honrosa. Não há problema insolúvel. A canção ensina: "Sacode a poeira e dá volta por cima". O crente sabe que Deus não abandona ninguém. Há sempre uma luz no final do túnel. A natureza ensina que não existe noite interminável. Há sempre o raiar do sol e aurora do novo dia. A semente germina depois de permanecer na umidade e escuridão da terra. Se a dificuldade surgiu é porque se pode tirar bons resultados de circunstâncias negativas. Afinal, o mais forte é aquele que mais se exercita. Somente vence aquele que mais treina. Às vezes, o mal é um instrumento para o bem, segundo a sabedoria do provérbio: "Deus escreve certo por linhas tortas". O fardo nunca é mais pesado a ponto de não poder carregá-lo.

Ao invés de procurar a felicidade em lugares difíceis e inóspitos porque não experimenta buscá-la dentro de você mesmo? Quem sabe está mais perto do que imagina? Experimente colher no reservatório infinito de seu "eu superior" o poder de se reequilibrar, melhorar o astral e extravasar seu magnetismo pessoal. Quem sabe se a solução não está na terapia por hipnose? Por ela você pode restabelecer a paz, o conforto interior, abre novas perspectivas de felicidade.

Trabalhe seu subconsciente, substituindo pensamentos negativos por positivos. Faça introspecção, ou seja o retorno para dentro de você e descubra seus dons, dotes e qualidades. Por que sentir-se tão pequeno para os outros se você é tão grande dentro de você?

A vida pode sorrir novamente e você pode sentir-se mais disposto, contente, alegre, otimista, autoconfiante. No silêncio de sua alma o pode recuperar forças e poderes extraordinários. Afinal, você veio a este mundo não para ser reprovado, rechaçado, repelido. Você está aqui para ter um lugar ao sol, para vencer e triunfar.

O processo é simples, sem traumatismos. Durante o transe hipnótico você se conecta com suas forças superiores e pode sentir e vivenciar a verdadeira felicidade. Ele orienta, predispõe sua mente para receber os condicionamentos positivos. De negativo todos nós estamos fartos e a vida já nos reservou surpresas desagradáveis. No estado alterado da consciência (transe) estimula poderes interiores enfraquecidos, obnubilados pelas forças negativas que parecem exercer domínio completo em suas emoções, comportamento e pensamento.

Nos distúrbios do sono, seus efeitos são notáveis. Ninguém pode repousar no estado de tensão, excitação, ansiedade. Há condicionamentos de descontração, descanso e você percebe que músculos e nervos se descontraem, se soltam, o que não acontecia antes. Procure vivenciar este estágio de calma e serenidade, talvez consiga com esforço próprio, sem necessidade de buscar terapia. Você pode se conscientizar que tem poder sobre seu corpo, determinando que músculos e nervos se soltem e se relaxem. O quartel general, o centro de comando está na sua mente e através do poder mental que você pode se descontrair, em estado de auto-hipnose ou não. Ao dominar suas tensões vai conseguir dormir melhor. Vai notar no dia seguinte que está mais disposto, bem humorado, alegre e feliz.

Tenho certeza de que vai superar suas próprias limitações e poderá sair das complicações em que se meteu. Confie e sentir-se-á melhor. Procure não alimentar pensamentos negativos. Evite queixas e lamentos. Não dê trelas a pensamentos que talvez não sejam seus. São pensamentos alienígenas que nada tem a ver com você e com sua vida. Aumente sua auto estima e se convença de que você tem origem e nas suas veias corre sangue de uma realeza divina. Você é centelha divina, co-partícepe de seu reino.

Faça respiração profunda várias vezes ao dia. Pense respiração. Imagine-se respirando. Seu cérebro precisa do combustível mais precioso que a natureza nos dá de graça, o oxigênio. A ansiedade é uma sensação desagradável que comprime o abdome, o tórax e impede uma respiração rítmica e saudável.

Dê um tempo para você e faça terapia por hipnose, não só para se curar, mas principalmente para se prevenir.

Sebastião Reghin
Hipnoterapeuta